
Deus nos deu na Bíblia 150 canções e orações ricas de emotividade. O livro de Salmos fala muito das emoções da vida diária, e não só das emoções “agradáveis”. Sem receios nem rodeios, os salmistas entram no mundo das emoções “desagradáveis”, comuns a todas nós, e as descrevem em detalhes com que podemos nos identificar.
Os salmistas expressam seus medos, o desespero mais profundo, os desejos não satisfeitos, as perdas e injustiças. Entretanto, eles vão além de uma descrição de seu estado emocional ou de um mero desabafo. Eles encontram esperança verdadeira. O segredo está em que eles buscam ao Senhor, colocam diante dEle seus sentimentos e clamam a Ele com firme certeza de que serão ouvidos, ajudados, consolados. Eles nos ensinam o que fazer nos momentos de luta.
Você quer aprender com os salmistas? Inicie uma leitura do livro de Salmos. Não se preocupe em correr nesta leitura. Talvez ela leve dias, semanas, meses. O importante não é a sua velocidade, mas a sua persistência e a mudança que resultará em sua vida. Alguns dos salmos talvez não correspondam à sua realidade no momento. Vá em frente após a leitura, ou aproveite para ir a fundo e preparar-se para uma possível situação futura ou para ajudar alguém.
A seguir, estão cinco ideias que você pode aproveitar para aprender mais com os salmistas. Uma sugestão é que você tenha um caderno ou um arquivo online para registrar sua caminhada em Salmos.
1 Leia o salmo orando como o salmista.
O salmista está abrindo o coração diante de Deus nos momentos mais difíceis, em lugar de afastar-se de Deus. Os salmos são orações e eles nos mostram que podemos falar honestamente com Deus, sempre. Você descobrirá que os salmistas reconheceram e expressaram o desfalecimento produzido pela culpa (Sl 32), a tristeza profunda (Sl 6), o senso de abandono (Sl 143), a ira (Sl 109), a ansiedade (Sl 12), o medo (27). Estes são apenas alguns exemplos. Os salmistas nos chamam também a um cuidado: expressar as emoções com honestidade não significa expressá-las com descontrole, só para ventilar o que sentimos, nem com irreverência para com Deus. Eles expõem suas dúvidas e anseios em profundidade, mas em momento algum culpam a Deus nem exigem que Ele atue conforme a vontade humana. Eles se expressam em humildade, em adoração, em plena confiança nAquele que os ouve.
Sua vez – Expresse seu coração diante de Deus. Use suas palavras ou as próprias palavras do salmista. Uma boa maneira de fazer isso é parafrasear o texto bíblico. Se possível, escreva suas orações.
2 Leia o salmo para aprender sobre Deus.
Os salmos nos apresentam a Pessoa de Deus em frases e imagem vívidas. Deus é o pastor (Sl 23), o abrigo (Sl 7), a luz (Sl 27), a fortaleza (Sl 31), o refúgio (Sl 46), entre outros. Deus é santo (Sl 22), Ele é misericordioso (Sl 103), e muito mais que você descobrirá na sua leitura. A expressão honesta do salmista era controlada por esse conhecimento e certeza. Durante a leitura, faça as seguintes perguntas: O que o Salmista cria a respeito de Deus? Quais atributos de Deus ele menciona? Quais ações por parte de Deus ele aguarda com fé?
Sua vez – Registre, a exemplo dos salmistas, a sua convicção sobre o caráter e a atuação do seu Deus. Você pode copiar as frases do salmo e pode também personalizar, inserindo detalhes da sua circunstância: “Deus é meu abrigo quando eu ______________”.
3 Leia o salmo lembrando que ele foi escrito em circunstâncias reais.
Os salmos não são poesias bonitas fora de uma realidade. Nem sempre os salmistas nos forneceram detalhes das situações que enfrentavam, mas em muitos deles você encontra referência a acontecimentos registrados no Antigo Testamento.
Sua vez – Procure, sempre que possível, as informações do pano de fundo do salmo que você está lendo. Se possível, use uma Bíblia com referências cruzadas, uma Bíblia de estudo ou comentários bíblicos. Você compreenderá ainda mais a riqueza do conteúdo expresso no salmo.
4 Leia o salmo lembrando que o salmista está trabalhando o próprio coração.
São várias as vezes em que o salmista fala consigo mesmo, aconselhando a si mesmo a ver a situação pela perspectiva certa, lembrando-se de quem é Deus e de como Ele atua. Exemplos disso são os salmos 42, 43, 62, 116.
Sua vez – Converse consigo mesma, mas mantenha sempre o foco em Deus! Leve o seu coração a rejeitar as mentiras em que você pode estar acreditando e a apegar-se com firmeza à verdade bíblica.
5 Leia o salmo, mas não se limite à leitura.
Destaque versículos, trechos, ou mesmo um inteiro salmo para memorizar. Memorizar a Palavra de Deus fará com que você tenha sempre a verdade pronta para se lembrar dela a todo momento.
Sua vez – Memorize! Medite! Guarde a Palavra de Deus em sua mente e conduza a sua vivência emocional de acordo com ela.
Uma amostra de emoções no livro de Salmos
⬤ Abatimento
Sl 42.5 – Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
⬤ Alegria
Sl 16.9 – Por isso o meu coração se alegra e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.
⬤ Aflição
Sl 86.1, 2 – Inclina, SENHOR, os teus ouvidos e responde-me, pois estou aflito e necessitado. Preserva a minha alma, pois eu sou piedoso. Ó Deus meu, salva o teu servo que em ti confia.
⬤ Angústia
Sl 102.2 – Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, responde-me depressa.
⬤ Ansiedade
Sl 38.9 – Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.
⬤ Confiança e expectativa em Deus
Sl 130.5, 6 – Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas anseiam pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã.
⬤ Contentamento, descanso
Sl 131.1, 2 – SENHOR, não é orgulhoso o meu coração, nem arrogante o meu olhar. Não ando à procura de coisas grandes, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma. Como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, assim é a minha alma dentro de mim.
⬤ Culpa
Sl 32.3-5 – Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Eu disse: “Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões”; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
⬤ Desânimo
Sl 142.1-3 – Ao SENHOR ergo a minha voz e clamo; com a minha voz suplico ao SENHOR. Derramo diante dele a minha queixa, à sua presença exponho a minha angústia. Quando dentro de mim esmorece o espírito, tu sabes o caminho por onde devo andar. No caminho em que ando, ocultaram uma armadilha para mim.
⬤ Fraqueza na doença
Sl 6.3, 4 – Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? Volta-te, SENHOR e socorre-me; salva-me por tua graça?
⬤ Gratidão
Sl 118.1 – Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
⬤ Indignação justa
Sl 12.1 – Salva-nos, SENHOR! Porque já não há quem seja piedoso; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens.
⬤ Inveja
Sl 73.1-3 – De fato, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos maus.
⬤ Louvor pelo livramento
Sl 40.1-3 – Esperei com paciência pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um atoleiro de lama; colocou os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos. E me pôs nos lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.
⬤ Luta intensa contra a tentação
Sl 141.3, 4 – Põe guarda à minha boca, SENHOR; vigia a porta dos meus lábios. Não permitas que o meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de malfeitores; e que eu não coma das suas iguarias.
⬤ Medo
Sl 27.1 – O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
⬤ Perplexidade na provação e perseguição
Sl 64.1, 2 – Ouve, ó Deus, a minha voz na minha queixa; preserva a minha vida do terror do inimigo. Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniquidade.