
Hoje gostaria de compartilhar um pouco do que Deus tem me lembrado e chamado a fazer: a importância do investimento intencional na vida de outras mulheres (Mateus 28:19-20) e da busca de auxílio de mulheres mais maduras na fé para essa jornada (Romanos 14:19).
Logo no início do ano me dispus a servir a igreja através dos discipulados. O isolamento, porém, alterou um pouco esses planos. Nos ajustamos à direção do Senhor e seguimos com os encontros online. E quem diria que seria tão enriquecedor?! A quarenta permitiu que algumas mulheres participassem, o que não seria possível sem o isolamento.
Temos usado um material proposto pela igreja: Design Interior da Mulher. Não quero falar sobre o livro (que é baseado na carta de Tito), embora os estudos sejam maravilhosos!
Quero dividir um pouco do que a carta de Tito tem me ensinado. Paulo escreve para seu filho na fé, o orientando quanto à realidade que estava vivenciando. Paulo diz como agir com os falsos mestres, como escolher líderes para a igreja e como ensinar aos diversos grupos: homens,mulheres, jovens e escravos. E o que me chama a atenção é que o contexto que Tito vivenciou é o mesmo dos nossos dias:
…”e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores…
É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância. Um dos seus próprios profetas chegou a dizer: “Cretenses, sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos”. Tal testemunho é verdadeiro. Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não dêem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade…” (Tt 1:5-16)
As pessoas estão mais preocupadas em buscar seus interesses, a satisfazer seus desejos e paixões. Buscam a tal felicidade. O texto me lembra que já fui assim, mas Cristo me amou e se entregou por mim. Ele me salvou!
e me renovou através de seu sangue. Ele deseja que eu viva para agradá-lo. Ele deseja que minha vida esteja firmada na sua Palavra para que minhas ações sejam de acordo com essa Palavra e produzam sede por suas verdades.
“ Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.
Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,
não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.” (Tt 3:3-8)
Tito deveria ensinar algumas “tarefas” à igreja naqueles dias (Tito 2.1-10). Elas são as mesmas hoje. E como mulher, a minha tarefa é investir em outras moças. Ensinar, de acordo com a Bíblia, o papel e valor da mulher no lar, no trabalho, na sociedade e no Mundo. Preciso transmitir as verdades
que combatem as mentiras do feminismo, por exemplo. Embora o mundo pregue suas ideias inovadoras, o que vemos são mulheres cada dia mais infelizes, estressadas e cansadas. Eu conheço Aquele que nos dá verdadeira satisfação e orientação para um viver abundante. Então devo proclamá-lo:
“ Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze.” (Tt 2:11-15)
Tenho visto que não preciso esperar meus dias voltarem a ser como antes. Posso ajudar outras mulheres hoje. Posso fazer novas amigas hoje. Tenho muitas opções e ferramentas.
Peço ao Senhor que nos ajude a seguirmos as orientações de Tito e olharmos as oportunidades a nossa volta. Que invistamos em vidas ao nosso redor e tornemos clara a Palavra de Deus através de nosso viver. Que frutifiquemos para o Senhor em todo tempo e em todo lugar (João 15:16).
Abraços a todas e saudades!