
Férias. Feriado. Viagem. Sair da rotina. Dormir mais tarde. Acordar mais tarde. Convidar amigos para um cafezinho. Enfim…
São coisas que a gente almeja depois de um ano de muito trabalho, estresse e correria com tudo que a vida demanda de nós!
Esse ano de pandemia, extremamente atípico para todas nós, não deixa de ser diferente! Dezembro e janeiro estão quase chegando e isso significa, para muitas de nós “sair da rotina” e entrar em uma “falta de rotina” – crianças em casa (continuam em casa) mas sem aula on-line, viagem de férias, acordar mais tarde para algumas, dormir mais tarde para outras… enfim um pouco mais de flexibilidade em nossa vida diária!
Vamos chamar esse tempo de “flexibilidade na rotina” de recesso!
A definição de recesso é :” substantivo masculino, período de férias, interrupção parcial das atividades letivas: recesso escolar. Do latim recessus, ação de se retirar”.
Essa é a ideia de recesso – tirar um tempo de descanso, um tempo de rotina diferente!
O problema com o recesso é que muitas vezes renunciamos algumas prioridades por não fazer parte de nossa rotina, e nosso recesso acaba se tornando em um retrocesso.
A definição de retrocesso é : “substantivo masculino, ação de voltar no tempo ou no espaço; recuo. Retrocesso é sinônimo de: regressão, retorno, recuo, decadência”.
Logo, recesso é muito bom quando ele não nos leva ao retrocesso! Mas o que tudo isso tem a ver com nosso blog?
Janeiro será o mês de recesso do nosso blog, mas queremos incentivar vocês a não usarem esse tempo como um tempo de retrocesso em sua caminhada cristã.
Quero incentivar cada uma de nós a ver a importância de um recesso com sucesso!
Na Palavra de Deus encontramos vários versículos que nos incentivam a buscar Sua Palavra constantemente e com desejo ardente.
Lemos em Salmos 42:1 e 2
Como a corça anseia pelas correntes de água, assim minha alma anseia por ti ó Deus. Tenho sede de Deus, do Deus vivo, quando poderei estar na presença Dele?
Como a vida de uma corça depende de água, nossa alma depende de Deus. Nesses versículos o salmista se sentia separado de Deus e não teria sossego até que essa comunhão fosse restaurada, porque ele sabia que sua vida dependia dessa comunhão com o Pai.
Essa deve ser a nossa oração durante a nossa vida, devemos desejar ardentemente estar na presença de Deus constantemente e, durante o mês (ou meses) de recesso não deve ser diferente. Nossa oração deve ser que Ele nos dê esse desejo de buscar Sua Palavra diariamente e constantemente.
Jesus é nosso exemplo maior de busca da comunhão com o Pai em:
Certo dia, pouco depois, Jesus subiu a um monte para orar e passou a noite orando a Deus.
Lucas 6:12
No dia seguinte, antes do amanhecer, Jesus se levantou e foi a um lugar isolado para orar.
Marcos 1:35
Podemos perceber a importância que nosso Senhor deu para ter um tempo de oração com o Pai. Os evangelhos nos mostram que antes de qualquer decisão importante que Jesus teria que fazer, Ele tirava um tempo e orava. Assim também devemos reservar um tempo de nosso dia para conversar e ouvir de Deus. Estabeleça uma rotina no seu recesso e faça disso um hábito, faça desse momento um tempo que você anseia todos os dias.
Procure por Deus antes que o dia ocupe seus pensamentos e você se perda no seu recesso. Procure um lugar tranquilo (se possível) onde você possa refletir, falar e ouvir de Deus.
Planeje seu tempo com Deus, não procrastine, se organize e não deixe para amanhã.
Começar o nosso dia com Deus nos dá a oportunidade e privilégio de ouvir as palavras Dele antes de usarmos as nossas próprias. Quando colocamos em nossa mente e coração a Sua Palavra, Ele coloca em nós a Sua perspectiva.
Guardei a tua Palavra em meu coração para não pecar contra ti.
Salmos 119:11
A única maneira de possuir alguma coisa é quando me aproprio dela: para que a Palavra de Deus esteja em meu coração devo criar o hábito de lê-la, se possível memorizar e principalmente praticá-la.
Temos acesso direto à Deus graças a Jesus, através da Sua Palavra, e não devemos negligenciar esse privilégio deixando que nosso recesso seja tudo, menos tempo de aprender com Deus.
Vamos aproveitar nosso recesso da MPiba e reler os artigos postados, ler aqueles livros que durante o ano não tivemos a oportunidade de fazê-lo, escolher um livro da Bíblia e estudá-lo mais profundamente, atualizar nossa lista de oração e orar por família, amigos, vizinhos, colegas do trabalho, pessoas doentes, descrentes, nosso país e suas autoridades políticas, nossa igreja e seus pastores.
Vou terminar deixando aqui alguns versículos que devem servir de estímulo a todas nós a buscarmos pela Palavra durante o recesso de Janeiro, e que nosso recesso não seja um retrocesso, mas sim um sucesso!
Como pode o jovem se manter puro? Obedecendo à tua palavra.
De todo o meu coração te busquei; não permitas que eu me desvie de teus mandamentos.
Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.
Salmos 119:9-11
Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas de tua lei.
Salmos 119:18
Ajuda-me a entender tuas ordens e eu meditarei em tuas maravilhas.
Salmos 119:27
Tua lei é mais valiosa para mim que milhares de peças de ouro e de prata
Salmos 119:72
Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.Salmos 119:105
Alegro-me em tua palavra, como quem descobre um grande tesouro.Salmos 119:162
Deus nos abençoe na busca intensa de um relacionamento íntimo e verdadeiro com Ele.
Aproveitem nosso RECESSO e façam dele um SUCESSO!!