
Sempre quis ser mãe e sabia que não ia ser fácil. Sonhava apenas com a parte “linda” de ser mãe, segurar meu bebê no colo, cantar músicas de ninar , tirar fotos da família feliz… tudo lindo… mas com o lindo também vem o “difícil” e as vezes o“feio”.
Noites mal dormidas, muito choro, cólicas, incertezas, medos, frustrações, comparações… a lista é grande.
Com o tempo, fui percebendo que é lindo sim, é uma benção de Deus… mas é algo que eu não consigo fazer sozinha, sou totalmente incapaz. E agora com meus filhos um pouco mais velhos (10 e 6 anos) e um a caminho, essa sensação não muda. Continuo sendo incapaz e sem poder fazer isso sozinha. Graças a Deus por Sua Presença constante (Salmo 46:1), graças a Deus por sua ajuda e paz nas horas de caos. (Salmo 62:6-8).
Deus é tão bom que Ele não somente dá Sua Presença, ajuda, paz e sabedoria, mas Ele também nos dá pessoas queridas para caminharmos juntos nessa jornada incrível de ser mãe.
Na época que minha primeira filha nasceu, eu tinha várias amigas que também tiveram filhas. Então estávamos sempre conversando e compartilhando as alegrias e lutas que tínhamos e comecei a perceber que eu não era a única que não sabia o que fazer quando minha filha não parava de chorar , ou quando não sabia fazer uma papinha direito, ou quando me sentia perdida muitas vezes. Com isso, fui conversar com minha mãe (que é um grande exemplo pra mim!!) e falei da minha vontade de montar um grupo para mães de filhos pequenos na nossa igreja, onde pudéssemos ajudar uma a outra. Foi daí que surgiu o ministério “Projeto Ana”. Porque esse nome? Bom, logo pensamos na importância de ensinar as crianças desde bebês no caminho do Senhor e um exemplo na Bíblia que pensamos foi na Ana, mãe do grande profeta de Deus, Samuel. Em 1 Samuel 1:23,28 vemos a dedicação de Ana ensinar Samuel nos caminhos do Senhor.
“Então ela (Ana) ficou em casa e criou seu filho… e ela disse:… Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso… eu o dedico ao Senhor.” (I Samuel 1.23-28)
Hoje, esse ministério já completou 7 anos e tem sido maravilhoso ver como Deus tem usado esse grupo para abençoar e auxiliar tantas mães e famílias! Nos reunimos de 15 em 15 dias por algumas horas no período da tarde. Compartilhamos nossos desafios, alegrias, ideais, mas principalmente estudamos a Bíblia juntas, nos fortalecendo na Palavra de Deus, que eu tenho visto mais e mais, e ESSENCIAL, na criação de filhos!!
“Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4.16)
Outra maneira que esse grupo tem sido uma benção é através do grupo de mulheres que temos que são mais velhas e experientes e que já passaram por essa fase. Nós aproveitamos ao máximo a sabedoria e o conhecimento das mulheres “mais idosas” na igreja para nos ensinar aquilo que sabem fazer ou aquilo que Deus as ensinou sobre os desafios que mães enfrentam (Tito 2.3-5). Como isso edifica!!
Se você é uma mãe com filhos pequenos, te desafio a procurar uma mulher mais velha que já tem seus filhos criados que possa te ajudar e caminhar bem perto do Senhor. E se você é uma mulher mais velha… por favor, procure uma mãe que pode parecer que tem tudo sob controle, mas que no fundo apenas precisa de alguém que vai dizer “está tudo bem, continue firme”. As vezes apenas para nos ouvir, nos ajudar com dicas práticas de organização, um conselho sobre birras… e tantas outras coisas. Precisamos uma das outras, isso é um presente de Deus!
Agradeço ao Senhor pela benção de ser mãe e por poder fazer parte desse grupo tão precioso de mães que está buscando ser aquilo que Deus deseja! As vezes não acredito que Ele me escolheu para essa enorme responsabilidade, mas ao mesmo tempo sei que Ele está comigo a cada passo.