
Falar sobre tempo com Deus é certamente pensar no quanto podemos melhorar. Seja no tempo dispensado ou na qualidade deste tempo. Particularmente falando, tempo devocional sempre foi o meu maior desafio na vida cristã. Sabe aquela velha história “primeiro vou fazer as outras coisas pra depois sentar com calma”? Mas o resultado é sempre o mesmo. Uma desculpa misturada com uma frustração disfarçada, porque a real é que não existe uma desculpa que valha. Eu sempre estarei errada.
Essa inconstância na minha e nas nossas vidas pode se prolongar em dias, anos, décadas, e quanto tempo de crescimento perdemos nessa história de deixar pra depois pra fazer direito? É ver a vida passar sentada. Como o preguiçoso em Provérbios:
“Quem tem preguiça de arar a terra na época certa não terá comida no tempo da colheita”.
Provérbios 20:4
Vida cristã exige dedicação. Tempo com Deus exige separar tempo, dar o seu melhor. Por que dedicaríamos o pior de nós para Àquele que é o razão de nossas vidas? No livro “Super Ocupado” do Kevin DeYoung, uma frase em especial encaixa-se nesta reflexão – “Existem poucas coisas que demonstram mais nossa dedicação a Cristo do que fazer prioritário o nosso tempo com Ele a cada dia”.
Quando paro pra pensar na minha juventude, aos 18 e tantos, na época de vestibular e faculdade, vejo como era uma fase preciosa e oportuna. Apesar dos pesares, eu tinha disposição, tempo e recursos (se há 10 anos eu já tinha recursos, imagine o quanto mais temos hoje). Mas o que eu fiz? Não fiz nada! Não me dediquei, não priorizei e por vezes ignorei. Eu estava afastava do Senhor, deixando me levar pelo agito da vida universitária e os prazeres mundanos, desagradando o Senhor com minha vida, inventando desculpas esfarrapadas que só me levavam a caminhos de morte. Quanto eu perdi, e como eu me arrependo! Ah, se todas as adolescentes e jovens pudessem entender isso, muitos vidas seriam transformadas. Poderíamos mostrar Cristo através do nosso testemunho, que se dá por uma vida que tem intimidade com Ele.
Bom, é fato que já sabemos que é necessário mudarmos e quebrarmos essa inconstância na nossa vida cristã, esse mau hábito de não priorizarmos nosso tempo devocional, então vamos pensar de forma bem prática sobre como investir nosso tempo com Cristo:
♥ Anote no seu planner, sua agenda. Todo dia e hora, como um compromisso real.
♥ Acorde 1 hora mais cedo. Parece banal, mas veja os exemplos deixados a nós, como do salmista que acordava antes do raiar do sol:
“Antes da aurora me levanto para suplicar o teu auxílio; em tua Palavra deposito toda a minha esperança!”
Salmo 119:147
♥ Ore antes e depois. O Evangelho nos mostra Jesus, o próprio Deus, diversas vezes orando a Deus Pai. A oração fazia parte da vida dEle, que costumeiramente se “retirava” para orar.
♥ Reconheça sua dificuldade e peça ajuda ao Senhor.
“Meditarei em tuas ordens e refletirei sobre teus caminhos. Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas de tua lei”. – Salmo 119:15, 18
♥ Tenha um caderno de oração com seus pedidos, respostas e agradecimentos.
♥ Tenha a quem prestar contas: um amigo, um discipulador.
♥ Leia livros da Bíblia por inteiro (CHEGA DE MINI LEITURAS DIÁRIAS!)
♥ Use recursos que te auxiliem na absorção do conhecimento: escrever no caderno, usar comentários bíblicos, etc.
♥ CONSTÂNCIA. Faça essa uma palavra-chave motivadora para seu tempo com Deus.
“Como pode o jovem se manter puro? Obedecendo à tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não permitas que eu me desvie de teus mandamentos. Terei prazer em teus decretos e não me esquecerei de tua palavra”.
Salmo 119:9-10, 16.
♥ Esqueça o celular! Não deixe a tentação de abrir suas redes sociais estragar esta hora.
Meditar na Palavra é um prazer, e se torna cada dia mais a medida que conhecemos o amor de Deus e sua maravilhosa graça. Nossa vida é transformada à medida que nos aproximamos de Cristo.
“Meu grande desejo é que minhas ações sempre reflitam teus decretos. Então não ficarei envergonhado quando meditar em todos os teus mandamentos. Eu te darei graças por viver corretamente, à medida que aprender teus justos estatutos. Obedecerei a teus decretos; por favor, não desistas de mim!”
Salmos 119:5-8.
Hoje, aos 30 e poucos, estou perto do Senhor, tenho uma vida muito mais cheia, já sou esposa, mãe, cuido da casa e trabalho fora, mas meu tempo ainda é precioso e oportuno, isso nunca mudará. O tempo com Deus deve ser eternamente uma prioridade, pois não é uma questão de fases da vida. A inconstância ainda existe, logo, meu clamor ao Senhor por ajuda também. Mas o que hoje eu entendo é o prazer em meditar na lei do Senhor, o quanto ela é viva e eficaz e que é realmente valiosa.
“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.” – Provérbios 3:13-15
Graças a Deus por termos a Palavra dEle em nossas mãos!
Queridas leitoras, minha oração é que o Senhor me ajude (e nos ajude) a organizar e priorizar os dias, separando uma parcela de tempo para nos dedicarmos a conhecê-lO mais e mais. Assim, viveremos como era o desejo do salmista – refletir a Palavra do nosso Deus.