Os desafios de um namoro longo

Os desafios de um namoro longo

Pela graça de Deus, cresci em uma igreja e em um lar que sempre me ensinaram sobre pureza e sobre se guardar para o casamento. Cresci ouvindo em escolas bíblicas de adolescentes o que Deus tinha criado para essa área de nossas vidas. E Deus me deu um presente; com 18 anos eu e o Lucas (que tinha 22 anos) começamos a namorar. Mas nosso namoro, e já começamos cientes disso, seria desafiador e longo. Longo porque eu tinha acabado meu primeiro ano da faculdade, e ainda tinham 3 anos pela frente. Longo porque o Lucas estava no segundo ano da Escola de Pastores e, para quem está no ministério tem certas decisões de local de atuação e sustento que não estão muito em nossas mãos, mas somos guiados pela vontade de Deus. 

Nosso namoro (e noivado) foi uma fase muito especial, desafiadora, alegre e também difícil que vivemos. Foram 4 anos e meio (com um ano de noivado) até nos casarmos. E muitas vezes, ouvimos que o namoro longo não é o mais recomendado para os cristãos, pois muitas tentações virão. 

Mas e quando essa acaba sendo a única opção? Ou quando, por inúmeros empecilhos, casar começa se tornar algo mais distante do que o esperado? 

Pela graça de Deus -e somente por isso!- eu e o Lucas chegamos ao casamento puros, muito amigos e com mais maturidade depois de um namoro longo. Então queria compartilhar algumas coisas que vivemos nesse tempo e te encorajar, com nosso testemunho, a perseverar e ansiar pelo casamento, apesar dos desafios, que um namoro longo, tem pelo caminho. 

 

1- Propósitos

Como eu comentei anteriormente, eu iniciei meu namoro no primeiro ano da faculdade. Eu estava iniciando minhas escolhas, não trabalhava ainda, então muitas coisas podiam mudar. Já o Lucas, estava no segundo ano da Escola de Pastores, e já tinha feito 3 anos no SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida). Eu sabia que o Lucas seguiria o ministério pastoral, e eu também desejava acompanha- lo nisso. 

Quando os propósitos estão bem firmados um para com o outro, mesmo que as coisas mudem, continuamos firmes e unidos. Quando os propósitos começarem a se chocar, na fase do namoro, fiquem alertas, pois vocês precisam caminhar para um mesmo lugar e é melhor que vocês decidam isso no namoro, caso cada um precise seguir para um lado.

Com o namoro longo, os anos podem ir passando, e mudanças, às vezes, são inevitáveis, o que pode fazer com que seus propósitos como casal precisem ser realinhados e conversados. Em um namoro precisa existir muito diálogo e sinceridade com o passar dos anos.

2- Compromisso

Eu brinco que nem cheguei a conhecer os jovens da minha igreja, ou ir para “encontros românticos” (hahah). Eu e o Lucas já éramos muito amigos, começamos a conversar mais intencionalmente no início de 2013 e um ano depois começamos a namorar. 

Nesses anos, também, moramos longe um do outro, e estivemos em igrejas diferentes. E isso fez com que conhecêssemos outras pessoas e nos envolvêssemos em outros ministérios. Caso isso seja uma realidade na vida de vocês um dia, se não tiverem um compromisso firmado, de amor, respeito, vocês podem acabar se afastando e terminar o namoro. Mas se vocês se amam, e querem continuar juntos, precisam estar atentos com amizades com os outros que extrapolam os limites. 

Vocês têm um compromisso, independentes de quão longe o seu namorado está. Durante os anos de namoro, muitas pessoas passam pela vida dos dois, amizades são criadas e, novamente, o diálogo e a sinceridade devem permear todos os anos de espera até o casamento.

 

3- Proteção

Para um namoro cristão longo dar certo vocês precisam de proteção e para isso vocês precisam contar com suas famílias, amigos e igreja. Não se isolem! E não descumpram as regras que forem colocadas, elas são para o bem de vocês, vinda de pessoas que com certeza amam vocês.

 Os pais do Lucas não moravam aqui quando começamos a namorar, então essa tarefa de nos proteger e ditar regras ficou por conta dos meus pais. E eu agradeço muito pela vida deles. Eles eram muito sábios e Deus os usou muito para nos proteger. Além deles, casais maduros nos acompanharam e também nos ajudaram! E nós mesmos estabelecemos limites, e isso fazia com que protegêssemos um ao outro. Nós nos amávamos, não queríamos estragar algo maravilhoso que Deus estava fazendo. E Deus foi nosso maior protetor em todos os momentos.

Para que vocês consigam ainda mais vencer tentações, tem coisas muito práticas que podem ser feitas, como; cuidado com pornografia, filmes e séries, o que você tem alimentado sua mente quando seu namorado está longe, para quando vocês se encontrarem, não queira realizar tudo aquilo que viu/leu com ele. Cuidado com o contato físico exagerado que pode sim, abrir portas para algo que não é o momento, mesmo sendo seu namorado há um bom tempo. Quanto mais tempo passa, mais intimidade vamos criando com a pessoa, e existe um desejo legítimo de se casarem, mas esperem em Deus, confie nEle para que Ele possa guiá-los em santidade. 

 

4-Dependência de Deus. 

O primeiro ano que cogitamos casar foi em 2018. E não dá para contar tudo aqui, mas todas as portas para que isso acontecesse foram fechadas. Esse ano foi um dos mais difíceis para nosso relacionamento. Chegamos em um momento que não sabíamos para onde ir. Queríamos muito casar e ter nossa família, mas parecia que não tínhamos essa opção. Foram muitas lágrimas, questionamentos, muitos casais se casando e nós não. Eu não entendia porque Deus não “aprovava” uma coisa boa. Mas foi nesse processo dolorido, que Deus nos ensinou tanto a depender dEle como começar a fazer a nossa parte. 

Começamos a guardar um dinheiro que parecia insignificante na época, começamos a orar mais, se aconselhar com pessoas e Deus foi agindo. Até que dia 29 de Junho de 2019 nos casamos. Nosso casamento foi um milagre! Tinha mais do que um dia imaginamos ou sonhamos. Deus foi e continua sendo fiel! Nós decidimos obedecer, mesmo em meio a dor. E Deus nos abençoou mais do que merecíamos – e merecemos. 

Com certeza tem muito mais detalhes e lições para compartilhar. Mas essas são as principais! Não existe uma “regra” a ser seguida. Quem casar em 6 meses terá suas dificuldades. Quem casar em 5 anos terá as suas, no fim, os dois casais precisam depender de Deus e procurar se guardar em santidade, no namoro e noivado, para construir um casamento que glorifique ao Senhor.

Mas se o seu caso for parecido com o meu, não desanime! Tem coisas muito boas em um relacionamento longo, como: crescer em amizade, chegar no casamento e brigar menos (porque já brigou tudo antes hahah), conhecer muito a pessoa que você escolheu passar todos os dias da sua vida. Passar por momentos muitos especiais juntos como; entrega de TCC, formatura da faculdade e do seminário, primeiro emprego, conquistas das famílias e muito mais.

Agradeça a Deus pela sua história. Dependa dEle nas dificuldades e confie nEle, pois Ele sabe e tem o melhor para vocês.

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 250px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }.cata-page-title .page-header-wrap { background-image: url(https://www.blogmpiba.piba.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Design-sem-nome-5.png); }.cata-page-title.cata-page-title-image.cata-use-overlay .page-header-wrap:before { background: rgba(0, 0, 0, 0.3); }