
Algumas de nossas lutas são sempre as mesmas… lutamos com elas diariamente: Preciso ser mais organizada. Preciso dedicar mais tempo na Palavra. Não tenho tempo para fazer tudo que quero e preciso. Queria poder me envolver em mais ministérios. Será que estou agindo certo? Vale à pena tanto esforço?
Seja lá qual for sua luta ou seu dilema, estamos sempre pensando em formas que podemos ser melhores… e muitas vezes nossa motivação é correta, pois queremos agradar nosso Deus. Mas… Por onde começar? Vamos refletir em 7 passos que podem te ajudar, à luz da Palavra.
Primeiro passo: Nada melhor do que COMEÇAR O DIA NA PRESENÇA DO SENHOR!
A maioria de nós conhece bem aquela musiquinha: Leia a Bíblia e faça oração – se quiser crescer! Esse é sempre um bom começo! Quando dedicamos tempo para estar com Deus, aliás, quando iniciamos nosso dia na presença Dele, buscando crescimento, sabedoria e aprendendo sobre como viver a vida que Ele desenhou para nós, começamos pelo mais importante do dia! E, conforme isso se torna um hábito, o restante do nosso dia parece que tem mais propósito, temos o que precisamos de mais fundamental para seguirmos em frente com nossas tarefas e responsabilidades. Como a mulher de Provérbios 31, “Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas” (Pv. 31:15. Ela acorda cedo e se organiza para o dia. Nada melhor que começar o dia na presença do Senhor.
O segundo passo é: tome PEQUENAS DECISÕES diárias que fazem a diferença.
Muitas vezes queremos fazer coisas grandiosas, mas se não começarmos pouco a pouco, diariamente, será mais difícil chegarmos lá. Um exemplo disso: queremos e sonhamos em fazer a diferença, impactar a vida de outros com o amor de Cristo. Isso só acontece investindo na vida de pessoas um pouquinho a cada dia… lá na frente é que o investimento total pode ser visto (em muitos casos, só na eternidade!). A mulher de Provérbios 31 também fazia um pouquinho todos os dias: “Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça” (Pv. 31:27).
O terceiro passo para enfrentarmos nossas lutas é FOCAR NO QUE É ETERNO.
Muitas de nossas lutas têm a ver com coisas terrenas. Quando focamos no que é eterno, mais da metade dessas lutas caem por terra! Muitas das coisas com as quais nos preocupamos, quando estudamos a Palavra de Deus, percebemos que não têm valor algum. Então sempre devemos analisar se nossas lutas e preocupações estão focadas na eternidade… pois lembrem-se: aqui não é nosso lar! Somos apenas passageiros! O temor ao Senhor era algo que marcava a mulher de Provérbios 31, e isso é focar no que é eterno: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada” (Pv. 31:30).
O quarto passo é algo imprescindível: devemos ter TOTAL CONFIANÇA em Deus. “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Sl. 37:5).
Em quinto lugar, depois de ter analisado e refletido nos passos anteriores, fica fácil falar: É HORA DE AGIR!
Não adianta ficar planejando, sonhando, desejando e não arregaçar as mangas e agir! E nisso, a mulher de Provérbios 31 é um grande exemplo: “Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos” (Pv. 31:17).
O sexto passo tem a ver com a COMUNHÃO, RELACIONAMENTOS E AMIZADES VERDADEIRAS.
Precisamos de amigas que nos ajudem a crescer. Não precisamos de conversas tolas e fúteis. Não precisamos de falatórios em vão. Precisamos de pessoas com quem possamos compartilhar nossas lutas, pessoas que vão orar por nós e que vão ser usadas no caminho para nos incentivar, abrir nossos olhos e nos levar para perto do Senhor. Você é uma amiga assim, que “fala com sabedoria e ensina com amor”? (Pv. 31:26)
O sétimo passo é: CURTA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO.
Para mim é muito importante poder curtir cada coisa que faço. Se estou lendo, preciso estar curtindo cada palavra. Se estou limpando a casa, preciso poder desfrutar dela. Se estou cozinhando também. Preciso apreciar os momentos com minha família e amigos. Preciso olhar para trás, para o que foi feito, e ver sentido no tempo investido para aquilo. Muitas vezes não temos o resultado desejado, mas se o processo valeu à pena, já podemos celebrar e “sorrir diante do futuro” (Pv. 31:25)
E este é o último item da minha lista de reflexão aqui, mas pode ser que você possa acrescentar abaixo mais formas de lidarmos com nossas lutas e nos movermos em direção ao que é eterno… eu termino com esse, mas você pode completar!