Espere

Espere

Deus trabalha nossos corações para a resposta dEle enquanto esperamos por esta resposta. Ele nos ensina, enquanto esperamos, a estarmos prontas a sua vontade enquanto a resposta dEle chega. 

Ouvindo um sermão em Rute 3 fui tremendamente impactada. 

O capítulo 3 de Rute é o texto em que Noemi diz a Rute para ir até a eira (um local onde se limpava a cevada ao final da colheita) de Boaz, esperar que ele tivesse comido e bebido, e após ele se retirar para dormir que ela fosse e se deitasse aos pés de Boaz.

A meu ver era um texto completamente despretensioso, já que vem após o 2º capítulo de Rute. Nele vemos a misericórdia e provisão de Deus para com Rute e Noemi, ao direcionar Rute para as terras de um homem temente a Deus, misericordioso, que não só permitiu que Rute pegasse as sobras da colheita para alimentar a si mesma e à sua sogra, como também deu ordens para que a deixassem pegar mais do que migalhas das sobras, e ainda ordenou que ninguém a importunasse ou a constrangesse. E vem antes de do capítulo 4 de Rute, no qual Boaz resgata Noemi e Rute casando-se com Rute e juntos têm um filho que será da linhagem do Rei Davi e do próprio Cristo. Rute, sendo uma moabita, participaria da linhagem do REI dos reis. 

Então Rute 3 é um capítulo despretensioso onde tudo fica em compasso de ESPERA…

Entretanto, quando o pastor expôs este texto percebi como em minha vida os momentos de maior aprendizado e crescimento vieram em momentos em que a resposta de Deus para meus pedidos foram: ESPERE!!!

Como isso é difícil para mim! Como sofro nestes momentos muito mais do que quando a resposta dEle é NÃO! Percebi como luto nestes períodos da minha vida… Luto contra esta resposta de Deus.

Durante a exposição desse texto percebi o motivo da minha luta com essa resposta de Deus, resposta essa que, muitas vezes me parece amarga, dura e indigesta, mas tão necessária para lidar com o meu coração.

Quando Deus me responde com ESPERE, tenho que lidar com o meu orgulho de não ser capaz de resolver meu problema. Orgulho em me ver incapaz de mudar as circunstâncias à minha volta e principalmente de não ter o controle das situações.

Tenho que lidar com um coração ansioso que quer uma resposta imediata pois não quer depender da soberania de Deus que sabe exatamente o que preciso, como preciso e quando preciso… Como dói perceber que mesmo conhecendo o Deus a quem eu sirvo, que me ama e me salvou, ainda tenho problema em confiar que Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2b) para ensinar meu coração pecador a se moldar conforme o Cristo que habita em mim.

Neste compasso do ESPERE, Deus me ensina o quão grande Ele é, suprindo minhas necessidades com infinitamente mais do que eu preciso, mesmo quando meus olhos estão focados no que eu quero, me esquecendo daquilo que Ele tem me dado pela sua infinita graça.

Nesta pausa de espera é que ELE lida com meus medos do fracasso e me diz que Sua graça me basta (2 Coríntios 12:9) e espera pacientemente que eu perceba que quando estou fraca então sou forte (2 Coríntios 12:10).

Em meio ao silêncio do ESPERE de Deus é que o sussurrar da Sua voz em meu coração pode me trazer Sua paz, bastando que eu aquiete o meu coração para sentir o consolo dos braços dEle me sustentando enquanto eu espero.

Entretanto, em meio ao meu orgulho e à minha ansiedade, meu coração agitado me impede de usufruir do descansar nEle e sentir a paz que só Ele pode me dar.

Então este capítulo 3 de Rute, completamente vazio de pretensão de grandes lições, foi o que Deus usou para me lembrar quem eu sou e quem ELE é. 

Mostrando que é aqui que Ele me quer: cativa à Sua vontade soberana para minha vida e da minha família. Segura de que Ele cuida de cada detalhe da minha vida. Que os “Boazes” que Ele colocou em minha vida são provisões dEle para que eu consiga passar pelo compasso de espera consciente do cuidado e da proteção dEle em TODO o tempo.

Quando Deus lida com nossas fraquezas Ele não nos deixa passar por esses aprendizados sozinhas. Ele nos cerca com seu amor, cuidado e proteção. E quando nós tiramos os nossos olhos dEle não conseguimos enxergar esse cuidado de Deus por nós. O inimigo tenta colocar em nossa mente que Deus não se importa com minha dor e minha aflição. MENTIRA! Ele se importa com cada etapa do nosso sofrimento, mas quando tiramos o nosso foco dEle não enxergamos a obra grandiosa que Ele está fazendo em nossas vidas para que nós possamos glorificá-lo plenamente com tudo o que somos.

Deus se importa e enquanto esperamos o que Ele tem para nós somos trabalhadas para que estejamos prontas para Sua resposta a nós e para demonstrarmos com as nossas vidas a glória dEle.

Meu desejo depois de ser trabalhada através da palavra de Deus em Rute 3 é que Ele mantenha meu foco nEle. Confiando em suas promessas e sabendo que os ESPERE dEle vão me moldar cada vez mais para que eu reflita Cristo.

Minha oração por cada uma de nós é que possamos sentir o cuidado de Deus por nós em meio às nossas fraquezas, sabendo que Ele está trabalhando em nós e através de nós.

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 250px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }.cata-page-title .page-header-wrap { background-image: url(https://www.blogmpiba.piba.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Design-sem-nome-5.png); }.cata-page-title.cata-page-title-image.cata-use-overlay .page-header-wrap:before { background: rgba(0, 0, 0, 0.3); }