
A proposta desse texto é apresentar a influência de duas mulheres que viveram há milhares de anos e ainda hoje podem nos ensinar com suas vidas. Todas nós, independentemente da idade temos a capacidade de influenciar muitas vidas, no entanto, precisamos avaliar qual o tipo de influência que desejamos ser. Minha oração é que essas duas vidas nos sirvam de lição para que sejamos influenciadoras de acordo com a vontade de Deus.
Atualmente, a palavra influencer está na moda e muitas pessoas sonham em se tornar um influencer digital porque isso traz notoriedade, evidencia e projeção. Essa palavra em inglês corresponde em português à palavra influenciador(a) e o sentido dela refere-se a toda pessoa que exerce influência sobre outra, ou seja, tem a capacidade/poder para moldar os comportamentos e ações de outro(s) indivíduo(s).
A Palavra de Deus está repleta de exemplos dos mais variados tipos de influencers (influenciadores) que podem nos ensinar. Entretanto, nesse momento gostaria de focar em duas mulheres: Atalia e Jeoseba.
Atalia – filha de Acabe rei (perverso) de Israel, casou-se com Jeorão rei de Judá. “Jeorão […] reinou em Jerusalém por oito anos. Seguiu o exemplo dos reis de Israel e foi tão perverso quanto a família do rei Acabe, pois se casou com uma das filhas de Acabe” (2 Cr 21. 5-6 – grifo meu). Atalia e Jeorão tiveram um filho chamado Acazias, que depois da morte de seu pai se tornou rei em Judá. Note o que a Bíblia diz sobre esse rei e sua mãe: “Acazias tinha 22 anos quando começou a reinar, e reinou e Jerusalém por um ano. Sua mãe era Atalia […] Acazias também seguiu o exemplo da família do rei Acabe, pois sua mãe o incentivou a praticar o mal” (2 Cr 22. 2-3 – grifo meu). Atalia influenciou de tal forma a vida de seu filho que o levou à ruína e ele morreu com apenas 23 anos! Ainda assim, observe o que ela continuou a fazer: “Quando Atalia, mãe de Acazias, rei de Judá soube que seu filho estava morto, mandou exterminar o restante da família real de Judá” (2 Cr 22.10 – grifo meu). Depois disso Atalia reinou por seis anos em Judá. A família de Acabe, a qual, Atalia fazia parte disseminou a idolatria em Israel. E, quando Atalia se casou com Jeorão essa influência idólatra foi trazida para Judá e incentivada e disseminada pelos reis Jeorão e Acazias (2 Cr 21. 11; 22. 3-4; 24.7). Que influencers para o que é errado!!!!
O escopo de influência de Atalia abrangeu não apenas seu marido e filho, por isso esse não é um alerta apenas para as mulheres casadas. A má influência dessa mulher repercutiu numa nação inteira. Perceba o quão longe de Deus se tornaram algumas pessoas de Judá: “Ao longo dos anos, os seguidores da perversa Atalia haviam arrombado o templo de Deus e usado os objetos sagrados do templo do Senhor para adorar as imagens de Baal” (2 Cr 24.7 – grifo meu).
Alguns pontos se destacam: 1º) a influência de Atalia arruinou sua família; 2º) a influência de Atalia levou muitas pessoas, do povo de Deus, à idolatria; 3º) Atalia perdeu a oportunidade de ser usada por Deus para influenciar pessoas a serem adoradoras fiéis do verdadeiro Rei, porque o desejo dela era ser rainha.
Jeoseba – esse nome significa “o Senhor é seu juramento”. Jeoseba também era da família real, ela era filha do rei Jeorão (marido de Atalia), mas ao que tudo indica sua mãe foi outra mulher (antigamente os reis possuíam muitas mulheres e concubinas). A Bíblia não menciona a mãe de Jeoseba, mas diz que ela era irmã de Acazias (filho de Atalia que herdou o trono, fez o que era mau e foi morto aos 23 anos), conforme 2Rs 11.2 e 2 Cr 22.11.
Conforme mencionado anteriormente, quando o rei Acazias morreu, sua mãe Atalia mandou exterminar o restante da família real de Judá, pois queria o trono, o poder. Entretanto, Jeoseba que era casada com o sacerdote Joiada, ambos adoradores do verdadeiro Deus, diante dessa atrocidade fez o seguinte ato de coragem: “Mas, Jeoseba, […] pegou Joás, o filho ainda pequeno de Acazias, dentre os outros filhos do rei que estavam para ser mortos, e o colocou num quarto com sua ama. Assim, Jeoseba, esposa do sacerdote Joiada e irmã de Acazias, escondeu o menino para que Atalia não o matasse. Joás ficou escondido com eles no templo de Deus durante seis anos, enquanto Atalia governava o país”. (2 Cr 22. 11-12 – grifo meu).
Não se engane pesando que Joiada e Jeoseba adotaram Joás, porque se eles o tivessem adotado, Joás perderia o direito ao trono porque seria filho do sacerdote e não do rei. Joiada e Jeoseba tiveram uma influência fortíssima na vida do futuro rei, eles sabiam que quem deveria reinar era o herdeiro ao trono e não eles. A intenção deles foi “escondê-lo” no templo de Deus. Em outras palavras, a influência da tia Jeoseba na formação e crescimento de Joás foi fundamental. Os primeiros anos na vida de uma criança são muito importantes e Jeoseba estava lá. A Bílbia nos conta que: “Joás fez o que era certo aos olhos do Senhor enquanto o sacerdote Joiada estava vivo” (2Cr 24.2).
A influência de Jeoseba num primeiro momento foi menos popular do que a de Atalia, ela não tinha seguidores diversos, talvez fosse conhecida em sua comunidade “apenas” como a esposa do sacerdote. No entanto, a influência dela estava com o foco correto. Ela não queria reinar ou ter o poder, apenas queria viver no templo de Deus influenciando pessoas, todas as que estivesse ao seu alcance.
Alguns pontos se destacam: 1º) Jeoseba construiu uma família (marido reconhecido como um grande homem de Deus, conforme 2 Cr 24.15, salvou a vida de um sobrinho e, provavelmente, foi mãe de um mártir – Zacarias – filho de Joiada que foi morto por advertir o rei e o povo de Judá quando eles se desviaram dos caminhos de Deus, de acordo com 2 Cr 24. 20-22); 2º) a influência de Jeoseba levou muitas pessoas a adorarem a Deus, até hoje, milhares de anos depois de sua vida e morte aprendemos com ela e somos influenciadas por sua vida; 3º) Jeoseba não perdeu a oportunidade de ser usada como instrumento de Deus, ela sabia que não seria ela a reinar e ter o poder, mas Deus “o Senhor que é seu juramento”!
A vida de Jeoseba é uma influência boa para todas as mulheres, independentemente de sua idade ou estado civil, porque ela nos influencia a sermos adoradoras do verdadeiro Rei. Por fim, gostaria de encerrar com algumas perguntas: a) que tipo de influencer você deseja ser ou tem sido? b) quais mulheres têm influenciado sua vida – Atalias ou Jeosebas?