
“E se eu nunca me casar?” Você abriu seu coração, indagando como seria seu futuro e me perguntando o que fazer com seu forte desejo de se casar.
Nossas experiências de vida são únicas. No entanto, em muito posso me identificar com você e suas lutas. Você ama o Senhor, você orou, você sonhou, e não entende por que Ele não lhe deu até o momento aquilo que tanto deseja. De certa forma, no ambiente cristão, você é levada a pensar no casamento como a “situação padrão”. Você pode se sentir incompreendida, inadequada, colocada de lado. Sim, é difícil ser solteira quando o foco ao seu redor parece estar na família e no papel de esposa e mãe. Você recebe lembretes constantes de que não é casada, não é mãe.
O relógio do tempo vai passando. Ele é implacável. A dedicação de um companheiro amoroso e cumplice com quem conversar e sonhar, o dom de ter filhos biológicos ou adotivos, assumem um brilho especial ao mesmo tempo que parecem ficar mais distantes e, em seu lugar, surgem a frustração, os temores, o medo daquilo que a espera no futuro.
Como você, também tive, para não dizer tenho, sonhos. Não há problema em ter sonhos, em pensar de um dia poder dividir a vida com alguém. O casamento é algo bom, plano de Deus! O perigo, porém, está em deixar que esse sonho ganhe o controle do seu coração e tome o lugar de Deus como sua fonte de segurança e alegria. Por natureza somos adoradoras, criadas para adorar o verdadeiro Deus. Temos, porém, a tendência de pegar até as coisas que Deus criou, e afirmou que são boas, e colocá-las no trono do nosso coração, no lugar que é devido só ao Criador. Em outras palavras, isso é idolatria, e o resultado são ideias mentirosas e escolhas erradas… e mais lágrimas. Quero encorajá-la a lembrar algumas verdades que procuro sempre trazer à minha mente.
Deus é perfeito em Seus planos e Ele a chama para ver o casamento como Ele o vê
Como solteira, talvez você carregue o fardo de ter ouvido dizer que a vocação mais sublime da mulher, que dá sentido à sua vida, é ser esposa e mãe. Sim, o casamento foi instituído por Deus para que o casal ilustre o amor de Cristo pela Igreja e espalhe o evangelho; os filhos são um presente do Senhor e oportunidade para influenciar gerações. No entanto, o chamado mais elevado de todo cristão é conhecer a Deus por meio de Cristo e torná-lo conhecido, é amar a Deus e ao próximo, e isso vale igualmente para solteiras e casadas.
O casamento é temporário (Mt 22.30) e dará lugar ao relacionamento para o qual hoje aponta: Cristo e a Igreja (Ef 5.31, 32). O relacionamento com Cristo é permanente e mais precioso do que o relacionamento com um cônjuge. Não acredite, portanto, que a plenitude de sua existência pode ser encontrada somente tornando-se esposa e mãe.
Independentemente de nos casarmos ou não, fomos criadas à imagem de Deus e recriadas em Cristo. O estado civil de “solteira” não define nossa identidade. A sua identidade como filha de Deus em Cristo – nova criatura, justificada, santificada, separada para servir, e ainda mais — está segura para sempre em quem Ele é, no que Ele fez em seu favor e no futuro que Ele tem reservado para você. Uma sugestão para você é a leitura das epístolas do Novo Testamento, destacando cada afirmação sobre quem somos em Cristo.
Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. 1Jo 3.1
Não espere que um futuro cônjuge lhe dê uma identidade. Firme sua identidade em Cristo, hoje.
Deus é fiel em Seus propósitos e Ele a chama para andar com Ele e crescer
Você já deve ter ouvido dizer que o casamento e a maternidade são os instrumentos de santificação por excelência para a mulher cristã. Talvez você tenha começado a acreditar que é “menor” espiritualmente, menos madura, menos santificada, menos apta para servir a Deus. Tenha certeza, porém, de que Deus trabalha na vida da mulher solteira também! Embora o casamento seja uma ferramenta para moldar corações, ele não é o único instrumento nem ambiente em que isso acontece. Não é preciso estar casada para andar com Deus e crescer em Cristo.
Andar com Deus pode lhe parecer algo teórico ou um simples clichê. Como andar com Deus? Lendo a Palavra de Deus para conhecer a verdade e manter comunhão com o Autor da Palavra, passando tempo em oração, cercando-se de pessoas que a lembrarão de confiar na provisão de Deus, e servindo a Deus junto com aqueles que também andam com Ele.
Sua vida está sendo escrita com boas e perfeitas intenções por um Deus soberano e amoroso, que se importa com você e providencia tudo quanto é necessário para o seu pleno crescimento espiritual.
Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.
Fp 1.6
O seu crescimento cristão está garantido pela sua união com Cristo.
Deus é o autor da sua história de vida e Ele a chama para alcançar outras vidas
Deus não permitiu até agora que você gere e conduza na vida diária filhos biológicos, ou tenha filhos adotivos. No entanto, Ele a chama a ter filhos na fé, que você pode conduzir na vida cristã para que se tornem seguidores de Cristo.
Sim, eu sei, ter filhos espirituais não é o mesmo que ter filhos biológicos ou adotivos, as alegrias e lutas podem ser diferentes, mas nem por isso deixa de trazer muita satisfação. Você pode ser “mãe”, mesmo que o vínculo seja só o da fé e do amor. E esteja certa de que quando Deus chama uma mulher para fazer algo, Ele a equipa para cumprir o chamado, independentemente de seu estado civil.
Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor. Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a minha alegria seja completa. Jo 15.5, 9-11
Permaneça em Cristo e use sua vida para levar a outros a vida de Cristo e para discipular outras mulheres, particularmente as mais jovens. Aproxime-se delas, procure conhecê-las, pergunte como pode orar por elas, descubra interesses em comum, planeje atividades juntas.
Querida amiga, você acredita que Deus é perfeito em Seus planos, é fiel em Seus propósitos e é o Autor da sua história vida? Posso quase ouvir sua resposta, imediata: “Sim, claro!”. Por que, então, questionar um Deus tão incrível naqueles momentos em que o fato de estar solteira traz lutas?
Como você, também sofro às vezes de amnésia no meu coração e esqueço de quem é Deus e o que Ele fez, faz e ainda fará por mim. Por outro lado, quando concentramos nossos pensamentos no caráter perfeito de Deus, confiamos nEle mais facilmente. Se você mantiver continuamente os seus olhos voltados para as verdades da Palavra de Deus, os lembretes que continuará a ouvir de que você é solteira não serão mais aterradores. Enquanto você olhar para Cristo buscando satisfação, você provará alegria em ver o casamento como Deus o vê, em andar com Deus e crescer, e alcançar outras vidas.
Isso significa que o seu caminho como solteira estará livre de toda e qualquer luta? Certamente não, e não é preciso fingir. No entanto, a verdade bíblica lhe dará uma perspectiva diferente sobre a situação mesmo que ela não mude. Não esqueça: o seu redentor não será um marido. O seu Redentor é Cristo!
Amiga solteira, esta é minha oração por você e a cada uma das minhas amigas solteiras:
Assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizadas e alicerçadas em amor. Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheias de toda a plenitude de Deus.
Ef 3.17-19