Cultivando um coração submisso na adolescência

Cultivando um coração submisso na adolescência

Ao ouvir sobre submissão, você já se perguntou se você é uma garota submissa? Ou como que hoje, com a sua idade, você pode vir a ser uma? 

O termo “submissão” aparece na Bíblia, mas no mundo, ele já foi totalmente deturpado. Ao iniciar nosso assunto, gostaria de definir com vocês a verdade sobre o que Deus diz que é submissão. E depois, veremos como podemos cultivar um coração submisso, começando na adolescência, e visando um futuro. 

A palavra “submissão” significa, de acordo com o dicionário; uma disposição para obedecer, uma docilidade e a obediência em si. 

Quando olhamos para o que Deus diz em sua Palavra e vemos que a mulher deve ser submissa ao marido, acaba sendo interpretado como se a mulher fosse forçada a fazer qualquer coisa que o marido deseja. E apesar de, sim, vivermos em um mundo caído, e termos diversos problemas sobre abuso de autoridade, na criação perfeita de Deus, não era para ser assim. 

Quando o homem exerce sua liderança com amor e temor a Deus, a mulher se submete com alegria e confiança em Deus. 

Por isso, submissão, de acordo com a Bíblia, significa alinhar-se debaixo da liderança do marido, entendendo que foi Deus que estabeleceu essa posição de autoridade, e assim cumpriremos o que Ele deseja. 

Mas quando olhamos para o mundo, ouvimos tudo ao contrário e o perigo é que desde novas, acreditamos em mentiras, e não cultivemos um coração que será submisso ao nosso marido um dia. 

Isso parece tão distante, “não sei quando vou casar, e se vou”… Dessa forma olharemos algumas maneiras que você pode aplicar em sua vida hoje.

 

– PAIS

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.

“Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa:

“para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

Ef 6.1-3

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

Ex 20.12

“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor”.

Cl 3.20

Os versículos citados acima, mostram claramente o que Deus pede dos filhos; que sejam obedientes e que honrem seus pais em tudo. 

Com certeza você é uma filha e, independente da realidade que você está e se encontra, Deus te chama para ser submissa aos seus pais. Ele deseja que você cultive um coração que tem a disposição de obedecê-los com alegria e amor. 

Obedecer aos pais nem sempre é fácil, principalmente na adolescência, onde começa-se a ter opiniões mais formadas e vontades próprias. Mas Deus colocou nossos pais em nossas vidas para cuidar de nós, nos orientar, nos educar e ensinar. E através da sua submissão à eles você estará obedecendo primeiramente a Deus e também cultivando um coração que será submisso um dia ao seu marido. 

 

-AMIGOS

“Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”.

Ef 5.21 

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Fp 2.3

O versículo de Filipenses nos mostra que devemos considerar o outro superior a nós mesmos. Mas como isso é desafiador quando convivemos uns com os outros. Nossa tendência é nos sentirmos superiores sobre as pessoas, e também, sobre os meninos que convivemos. “Eles são muito devagar”, “se eu fizer será bem melhor”, “mas eles não assumem a liderança deles”, são algumas frases que mais escuto de meninas adolescentes. E eu sei como é isso, já vivi um dia as mesmas situações, mas justamente por amor à eles, podemos ajudá-los, dando oportunidades, tendo um coração humilde, que sabe ouvir, que sabe opinar sem mandar, que é discreta, e que não rebaixa ou humilha os meninos. Nós temos essa tendência e precisamos tomar cuidado! 

Não estou dizendo que você deve ser submissa aos seus amigos, porque vimos anteriormente, que você deve submissão aos seus pais. Mas você pode trabalhar isso no seu coração sendo uma verdadeira amiga deles. 

Cristo é nosso maior exemplo de humildade, Ele se humilhou por nós, e pagou nossos pecados. Com esse exemplo, podemos ajudar nossos amigos também a assumirem seus papéis e honrarem a Deus.

-AUTORIDADES  

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. (…) Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência”.

Rm 13.1 e 5 

“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês”.

Hb 13.17

Outras autoridades que Deus coloca em nossas vidas são; nossos pastores, líderes da igreja, outros membros próximos da família, etc. E uma forma de reconhecê-los e considerá-los é buscando conselhos, ouvindo suas opiniões, fazer perguntas intencionais de áreas que eles veem na sua vida que precisam ser mudadas. 

Quando estamos na adolescência, nossa tendência é acharmos que sabemos tudo e que “os mais velhos” não sabem pelo o que nós estamos passando, mas é justamente por isso, que eles sabem, eles já tiveram lá e eles podem e, muitas vezes, querem nos ajudar. 

Outras pessoas que você também pode dar um bom testemunho sendo submissa e respeitosa são seus professores da escola, que talvez não sejam cristãos. Se você for uma aluna que não respeita, que dá respostas mal-educadas, você não mostrará Cristo em seu viver. 

Outras autoridades, colocadas por Deus, podem aparecer no decorrer de nossas vidas. Um chefe no trabalho, professores na universidade, líderes de ministério, coordenadores e etc. E, novamente, você não deve submissão a eles, mas você é uma filha de Deus e deve escolher respeitá-los e considerá-los. 

Ouvir as mentiras que o mundo diz, só te levarão a uma vida amarga e sem sentido. O mundo diz para nos provarmos cada vez mais como mulheres poderosas e independentes, e isso só tem colocado um fardo em nossas costas que Cristo já tirou na cruz! 

Pela graça de Jesus podemos confiar em sua verdade, cultivar um coração submisso que O adora e sermos mais parecidas com Ele hoje e no futuro que Ele reserva para cada uma de nós.

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 250px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }.cata-page-title .page-header-wrap { background-image: url(https://www.blogmpiba.piba.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Design-sem-nome-5.png); }.cata-page-title.cata-page-title-image.cata-use-overlay .page-header-wrap:before { background: rgba(0, 0, 0, 0.3); }