
Uma propaganda antiga da margarina Becel tinha esse slogan: “Se você pudesse ver o seu coração, não cuidaria melhor dele?”
Deus usa a Sua Palavra para examinar e nos mostrar o que está em nossos corações. Infelizmente, muitas vezes, fica claro que os nossos corações não estão saudáveis – estão cheios de ingratidão, reclamações, comparações, orgulho, autocomiseração, preocupações ….
Em nossas vidas como mães, estas atitudes de coração podem tirar nossa alegria e como dizem: “Quando a mamãe não está feliz, ninguém está feliz!” A condição e saúde dos nossos corações diante de Deus então é muito importante, não somente para a nossa vida com Deus, mas também para a nossa vida em família.
Então, como cuidar melhor do meu coração e mantê-lo saudável espiritualmente?
1- Cuidar do meu coração em PRIMEIRO lugar
Provérbios 4.23 nos ensina isso: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarde o teu coração porque dele procedem as fontes da vida.”
A Palavra de Deus também nos diz que Suas ordenanças devem estar em nossos corações. (Deuteronômio 6.6)
A autora Elizabeth George, em seu livro “Mãe Segundo o Coração de Deus” explica a importância da Palavra de Deus no cuidado dos nossos corações: “O grau de nossa força espiritual está em proporção direta com o tempo que utilizamos com a Palavra de Deus…a Palavra de Deus faz toda a diferença do mundo em seu coração, em seu dia e em sua maternidade”.
Com crianças pequenas, às vezes fica difícil achar “horas” para ler a Palavra, mas podemos ser criativas: colocar versículos pela casa, ouvir louvores que falam sore Deus, usar as pequenas janelas de tempo (quando o bebê está mamando, ou as crianças estão brincando ou na escola) para ler um pouco da Palavra, um versículo para meditar durante o dia.
Junto com a Palavra de Deus, uma maneira de cuidar bem do coração é orar – falar com Deus. Como diz a canção “Falar com Deus”, a oração nos traz calma, paz e faz bem para a alma – tudo que precisamos para ser mães de corações felizes e saudáveis.
A gratidão também é uma atitude que ajuda a cuidar e proteger o coração. Como diz no Salmo 116.17: “Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor.” O salmista deixa claro que a gratidão às vezes é difícil: um sacrifício que me custa algo – principalmente o meu amor próprio.
2 – Para manter o coração espiritualmente saudável, é necessário também acertar as prioridades.
Quais devem ser as prioridades de uma mãe?
O apóstolo Paulo deixa isso bem claro na carta que escreveu para Tito: “Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” (2.4,5)
Nossos maridos e filhos deve ser nossas prioridades. Não tenham medo de falar ‘não’ às coisas, pessoas e situações que tentam tomar o lugar destas prioridades. Elizabeth George diz o seguinte: “Todos seus cuidados maternos se beneficiarão da força que você recebe de Deus para dizer não a tudo que não honra Deus e nem beneficia seus filhos.” Quanto mais tempo investimos em outras coisas, menos tempo teremos para investir naquilo que Deus diz ser o mais importante: nossa família.
E dentro dessa família, a prioridade deve ser o marido. Minha mãe sempre diz: “O melhor presente que você pode dar aos seus filhos é a certeza de que papai e mamãe se amam.”
Invista tempo com seu marido. Na fase de filhos pequenos isso exige mais criatividade: talvez um café ou chá juntos depois que os filhos estão na cama; um piquenique no chão da sala; momentos no sofá, conversando, ouvindo música, assistindo um filme… Exige esforço, mas vale a pena.
E depois do marido, priorize seus filhos. Ore por eles. Como diz o livro “Mães Intercessoras”: O maior investimento que você pode fazer na vida de seus filhos é orar por eles!” Ensine-os a Palavra de Deus lendo, decorando e pondo em prática. Curta os momentos – rindo, brincando. Esteja presente!
3 – E mais uma maneira de cuidar bem da saúde dos nossos corações é buscar ajuda de mães mais experientes. Esse o intuito do Projeto Ana. E é isso que a Palavra nos ensina a fazer em Tito 2.3,4, que já vimos acima.
Dia após dia, cuide do seu coração e seja uma mãe feliz. Citando mais uma vez a autora Elisabeth George: “Deus não exige nada mais de você além de um coração que deseje segui-lo e obedecer à Sua ordem para ensinar seus filhos”.
Talvez pareça difícil demais, mas Jesus nos promete que assim como os ramos só dão fruto se permanecem na videira, nos também produziremos frutos ao permanecermos Nele. Sem Ele, nada podemos fazer de valor eterno. (João 15.5). Isso inclui ser mãe e cuidar bem dos nossos corações.