Cansou de continuar tentando?

Cansou de continuar tentando?

Não é novidade dos nossos dias e dentro das condições atuais que perseverar é um grande desafio. Mesmo as pessoas mais determinadas acabam desistindo de algo no meio do caminho quando surgem dificuldades, quando o interesse é perdido ou simplesmente quando o fim da tarefa demora a chegar e é impossível visualizar a linha de chegada. Infelizmente parece que vivemos um processo em nossos interesses que começa com o encanto do novo, passa pelo conforto do conhecido e chegamos ao incômodo do que já é tão comum que fica desinteressante, e então abandonamos.

Um risco muito grande é vivermos este processo com nossa vida de fé. E recentemente, passando pelo texto de Hebreus 10:32-39, me senti muito encorajada pelo autor bíblico com relação à perseverança:

“Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados. Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.”

Mesmo sendo uma carta aos cristãos daquele contexto, assim como a Palavra de Deus como um todo, esta mensagem é válida e valiosa também para nós. Sendo assim, encontrei aqui 3 grandes razões de porque precisamos perseverar hoje:

1- Precisamos perseverar porque já perseveramos nos primeiros dias: nos versos 32 a 35 encontramos uma descrição do -que os cristãos viveram nos primeiros dias quando colocaram sua fé em Cristo Jesus. Em algumas ocasiões foram perseguidos e insultados, sofreram muitas dificuldades mas perseveraram. Em outros momentos, viram seus irmãos sofrendo também por causa de sua fé e os ajudaram a não desistir. Naqueles dias, qualquer dificuldade não era apenas suportada, como também era motivo de alegria, porque sabiam que qualquer bem perdido nesta vida não poderia ser comparado à recompensa e bens permanentes e garantidos que já possuíam na Vida Eterna.

Também é importante relembrar que até mesmo nos nossos dias, a Igreja pelo mundo todo continua passando por lutas e sofrimento. Mesmo vivendo em lugares diferentes e experimentando perseguição em intensidades diferentes, todos sofrem pelo mesmo motivo: o nome de Cristo. 

Nós também devemos nos lembrar do início da caminhada com Deus, retomar a mesma atitude e nos recordar do que já possuímos com Cristo, que é um tesouro incorruptível e garantido (leia também 1 Pedro 1:3-5). E da mesma forma que a igreja dos Hebreus, nos compadecer dos nossos irmãos que hoje enfrentam prisões, açoites, rejeição e orar para que o Senhor também os fortaleça em perseverança.

2- Precisamos perseverar porque Deus é fiel: nos versos 36 e 37 há um foco na fidelidade de Deus. Sendo nosso Deus o mesmo ontem, hoje e amanhã, Suas promessas não falham e Ele nos garante que havendo feito Sua vontade, receberemos a recompensa. Em continuação com o verso 38, o autor referencia o texto de Habacuque 2:3,4 que nos lembra da breve volta de Cristo e de que nossa recompensa está garantida pelo nosso viver pela fé, ou seja, por nossa perseverança. Se buscamos agradar ao nosso Senhor devemos estar atentos e preparados para Sua vinda sem voltar atrás.

3- Precisamos perseverar porque esta é a nossa identidade em Cristo: Como está escrito no verso 39

Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.”

Em Cristo recebemos uma nova identidade, não somos mais pessoas que retrocedem, desanimam e desistem, pelo contrário, cremos em Cristo, somos salvos e perseveramos. Desistir não agrada a Deus e simplesmente não faz parte da nossa identidade.

Em que você precisa perseverar hoje?

É possível que nossos dias tem te deixado desanimada de alguma forma. Pode ser que tantos planos foram frustrados, sonhos de viajar cancelados, a mesa da sala de jantar virou escritório e sala de aula das crianças, a bagunça na casa é interminável…

Ou pode ser que sua situação é difícil independentemente da pandemia. Falta emprego, falta dinheiro, falta amor dentro de casa, o país está de pernas pro ar, as redes sociais viraram campo minado e já não dá pra conversar com ninguém…

Ou ainda pode ser que você se sente sozinha, traída, abandonada, cansada de correr atrás de outros que não mostram o mesmo esforço… 

A vontade de desistir é grande, mas precisamos perseverar

Que a nossa vida de fé e nossas situações do dia-a-dia sejam repletas de lembranças de quem Deus é, de quem nós somos em Cristo e do nosso relacionamento com Ele.

Deus é fiel em Suas promessas, cremos, somos salvos e perseveramos todos os dias como se fossem os primeiros dias com Ele. Oremos pedindo pela capacitação para perseverar que vem de Deus e pela companhia Dele todos os dias enquanto vivemos pela fé – até que Ele venha.

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 250px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }.cata-page-title .page-header-wrap { background-image: url(https://www.blogmpiba.piba.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Design-sem-nome-5.png); }.cata-page-title.cata-page-title-image.cata-use-overlay .page-header-wrap:before { background: rgba(0, 0, 0, 0.3); }