
O ano de 2020 foi tenso. O que mais ouvimos esse ano foi “vírus da China”, “COVID”, “número de infectados”, “fique em casa”, “lockdown”, “mortes”, “recessão”, “fake news” e assim por diante.
No meio desse caos, há uma ordem do Senhor para nós que, nem sempre conseguimos obedecer: Alegrai-vos no Senhor.
Mas, como assim, Senhor? O Senhor não está vendo tudo o que está acontecendo? Essa pandemia, as dificuldades do meu filho na escola, aquela dívida chegou e não tenho como pagar, tive que fechar a minha empresa ou pequeno negócio por causa de um vírus, estou doente e meu corpo não obedece mais ao que minha cabeça diz. Como me alegrar no Senhor?
Além disso, como mulheres cristãs que somos, procuramos viver uma vida correta, mas ,e quando falhamos? E quando caímos naquele pecado que nunca pensamos ser capazes de cair? E quando começo a duvidar de que Deus é realmente bom? Me sinto culpada e desanimada. Como me alegrar no Senhor?
É aqui que gostaria de lhe encorajá-la. Vamos dar uma passadinha por Filipenses.
E sim! É possível, mesmo no meio da crise, nos alegrarmos no Senhor quando nos lembramos das seguintes verdades.
Alegrai-vos no Senhor pois… “ele começou boa obra em vós e há de completa-la até ao dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).
No dia em que você entregou a sua vida a Cristo, ele começou a boa obra em você. O processo de santificação e transformação segundo à imagem de Cristo. Aquela mulher pecadora e completamente separada de Deus foi purificada pelo sangue de Cristo Jesus e tem acesso ilimitado diante de Deus. Ter isso em mente me ajuda a viver com humildade e gratidão, reconhecendo que o meu Salvador Jesus Cristo me resgatou. E não somente me resgatou como também está trabalhando na minha vida e em meu coração. Ele está me transformando para que eu seja cada dia mais parecida com Ele. No momento da adversidade Deus mostra o pecado que está em meu coração e que precisa de transformação. Esse pecado pode ser ciúmes, inveja, orgulho, falta de confiança etc. Ele me dá o privilégio de humildemente reconhecê-lo e confessá-lo na certeza de que está perdoado em Cristo e, assim, continuo crescendo pouco a pouco, cada dia até ao dia de Cristo Jesus. Não sou superior a ninguém, sou livre pois Jesus me perdoou! (Fp 2:3). Essa boa obra é:
“que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as cousas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus” Filipenses 1:9-11
Alegrai-vos no Senhor pois… posso “viver, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo (…), lutando juntos pela fé evangélica.” (Filipenses 1:27-28).
Entendendo o poder do Evangelho, eu tenho o privilégio de viver o Evangelho e de proclamá-lo. Quando passo por momentos de dificuldade e me lembro do que dissemos no primeiro ponto, Cristo é glorificado na minha vida. Paulo foi perseguido por pregar o evangelho, e mesmo assim, ele seguia proclamando a Cristo com sua vida. “Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” Filipenses 1:21. Talvez, no dia de hoje, não enfrentaremos uma perseguição física como Paulo sofreu. Mas tenha certeza que quando você decide seguir a Cristo, pessoas vão lhe criticar e zombar de você dizendo que sua fé é cega ou que você está negando a realidade e vivendo uma ilusão. Mesmo no meio da adversidade, a sua confiança em Deus e o reconhecimento do que Cristo fez por você, são testemunhos vivos da Esperança que temos em Cristo. Jesus Cristo é real! Jesus Cristo se tornou homem, morreu na cruz e ao terceiro dia ressuscitou. Um dia todo joelho se dobrará e toda a boca confessará que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai Filipenses 2:10-11. Sua vida é testemunho vivo do poder de Deus.
E você não está sozinha! Você tem irmãos e irmãs em Cristo que estão juntos nessa luta. E não se desanime: “…em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição, é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. Filipenses 1:28.
Alegrai-vos no Senhor pois… “nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação para ser igual ao corpo da sua glória” Filipenses 3:20-21b
Prossigo para o alvo (Filipenses 3:14). Seja o que for que passar aqui na terra, tenho a viva e verdadeira esperança de que a minha pátria está nos céus. Eu sou apenas uma peregrina nessa terra. Tudo vai passar, eu vou envelhecer, vou adoecer e um dia a morte chegará, mas eu sei que o lugar que o Pai está preparando para mim é perfeito! Não mais sofrerei, terei o corpo transformado e poderei desfrutar da presença de Deus.
Alegrai-vos no Senhor pois… “sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” Filipenses 4:6
Eu creio em um Deus que me ouve e não se cansa de me ouvir! Posso derramar o meu coração diante dEle. Posso ser sincera, porque Ele me conhece! E Ele cuida de todas as minhas necessidades, sejam físicas ou emocionais. Quando passo tempo em oração, conversando com meu Pai, abrindo meu coração, confessando meu pecado, pedindo e agradecendo, posso ter a certeza que Ele me dará a paz, pois Ele mesmo é a paz! E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:7) e “o Deus da paz será convosco” (Filipenses 4:9b).
Alegrai-vos no Senhor pois… “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Jesus Cristo me fortalece para que eu tenha uma vida de confiança e gratidão no Senhor.
Por nós mesmas, não somos capazes de viver essa vida “alegre”.
Não sei qual a sua realidade hoje. Mas se nesse momento você não encontra motivos para agradecer, apegue-se a essas verdades, se apegue a Cristo e confie no Senhor!
Somente na força de Cristo é que podemos obedecer à ordem: Alegrai-vos no Senhor!