A sabedoria vinda de Deus

A sabedoria vinda de Deus

Em Tiago 1.5 Deus nos promete que se pedirmos sabedoria, Ele dará deliberadamente. Muitas vezes usamos esse versículo como uma forma de tirarmos a nossa responsabilidade pela busca de sabedoria. Acreditando que se orarmos e pedirmos a Deus, Ele dará sabedoria, então não há nada que devemos fazer. Mas, a sabedoria exige SIM o nosso esforço, exige que deixemos a preguiça de lado, pois assim como a busca pela santidade é uma luta contra nosso próprio eu, a busca por sabedoria procede da mesma forma.

Há em nós a capacidade natural de vivermos de acordo com nossos ideais e verdades, e quando pensamos na sabedoria temos a tendência de criar em nossa mente uma lista, de “10 maneiras de parecer sábio”, cheia de “faça isso” e “fale assim”; e, consequentemente nós nos submetemos a uma mudança de performance, de comportamento, deixando de tratar o nosso coração. Nós focalizamos em nós mesmos, usando a Bíblia com um padrão de “comportamentos ideais”.

“Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria. Mas, se em seu coração há inveja amarga e ambição egoísta, não encubram a verdade com vanglórias e mentiras. Porque essas coisas não são a espécie de sabedoria que vem do alto; antes, são terrenas, mundanas e demoníacas. Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo. Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera.”

  Tiago   3:13-17

Tiago 3.13-18 nos faz refletir sobre a verdadeira sabedoria, que vem de Deus. Ele nos alerta no versículo 14 ao dizer “Se em seu coração há inveja amarga ou ambição egoísta, não encubram com vanglórias e mentiras. Porque essas coisas não são a espécie da sabedoria que vem do alto; antes, são terrenas, mundanas e demoníacas.” Mas, no versículo 17 ele nos instrui que a verdadeira sabedoria antes de tudo, é pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. Ela é cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera. E aqueles que são sábios e inteligentes, demonstram isso vivendo honradamente, realizando boas obras com humildade. Ao analisarmos o contraste que há entre o texto e a nossa própria conduta, concluímos que é impossível sermos assim. E somente quando chegamos a essa conclusão podemos nos deleitar com a poderosa Graça de Deus, pois só através de Deus, podemos ser regenerados e transformados.

Nós não precisamos de um desempenho melhor, nós precisamos de uma nova vida que só o Espírito Santo dá. Devemos almejar a luz para que pratiquemos verdadeiramente a Palavra e nos tornemos cada vez mais santos e sábios. Devemos desejar ver quem nós realmente somos, confessando que somos orgulhosos e amargurados pelo pecado, e que só através da Graça de Deus somos alcançados e verdadeiramente sábios. Uma sabedoria que vem da Palavra de Deus, que instrui, pacífica, é humilde, é cheia de misericórdia e sincera.

 

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 250px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }.cata-page-title .page-header-wrap { background-image: url(https://www.blogmpiba.piba.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Design-sem-nome-5.png); }.cata-page-title.cata-page-title-image.cata-use-overlay .page-header-wrap:before { background: rgba(0, 0, 0, 0.3); }