Dia 1: Sendo Sal

Dia 1: Sendo Sal

Toda mulher cristã entende que deve ser sal e luz. Quem nunca comeu algo salgado demais ou, ao contrário, sem sal nenhum? A medida do sal deve ser precisa. Seu exagero estraga a comida e sua insipidez também.

Já percebeu que quando colocamos sal na medida certa, não quer dizer que sentimos mais o gosto do sal, mas sim, do alimento em si? Num próximo momento, falaremos sobre como ser luz do mundo e, no final do trecho de Mateus, temos o objetivo-fim de sermos sal e luz: glorificar a Deus através do testemunho de nossas boas obras. Então, a ideia não é sermos o sal com melhor eficácia para que nós, “sal”, apareçamos (mesmo porque, se o sal sobressair, quer dizer que a comida ficou salgada, e não, saborosa). Mas, quanto melhor cumprirmos nosso papel como “sal”, mais saboroso será o alimento, isto é, o testemunho das boas obras que servem para a Glorificação do Nome de Deus.

Algumas curiosidades sobre o sal:

  1. A palavra salário deriva de sal (acho que essa vocês já sabiam). O termo vem do antigo Império Romano, pelo fato que o sal valia como o peso em ouro, já que, antigamente, era uma das poucas maneiras para se preservar a carne. Quem tinha sal, era rico.
  2. O sal, pelo seu alto valor comercial, foi motivo de mais guerras do que o ouro e a prata juntos.
  3. Os chineses misturaram o sal com outros elementos e inventaram a pólvora.
  4. Alguns governos, inclusive o nosso, incluem iodo ao sal, já que a carência de iodo provoca hipotireoidismo e bócio.
  5. O sal teve importância decisiva na unificação da China.
  6. Na Antiguidade, sal era sinal de riqueza e boas-vindas aos convidados.

Você sabia que o sal tinha tanta importância assim? Será que agora entende melhor o seu valor para este mundo? Para sua igreja? Para seus amigos? Para sua família? Tem sido usada para dar sabor e trazer saúde (mental e espiritual) para os que estão ao seu redor? Está servindo para a unificação do seu lar neste momento de pandemia?

Hoje em dia, existem vários tipos de sal. De diversas cores e sabores. Tem até cristão se justificando por ser rude dizendo que é sal grosso (rsrsrs).

Lembre-se: a ideia não é ser o sal mais caro, mais colorido ou mais raro. A ideia é dar mais sabor ao alimento- a Glória de Deus. Dor mesmo modo que o sal é benefício de várias maneiras, assim também são os discípulos de Jesus, que influenciam positivamente o mundo.

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.
Mateus 5.13-16

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.cata-page-title, .page-header-wrap {background-color: #e49497;}.cata-page-title, .cata-page-title .page-header-wrap {min-height: 250px; }.cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .title-subtitle *, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs, .cata-page-title .page-header-wrap .pagetitle-contents .cata-breadcrumbs *, .cata-autofade-text .fading-texts-container { color:#FFFFFF !important; }.cata-page-title .page-header-wrap { background-image: url(https://www.blogmpiba.piba.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Design-sem-nome-15.png); }.cata-page-title.cata-page-title-image.cata-use-overlay .page-header-wrap:before { background: rgba(0, 0, 0, 0.3); }