
Ela perguntou se eu compartilharia o que ela deveria saber sobre ser uma nova mãe, porque ela nunca tinha sido mãe antes. E ela tinha tantas perguntas. Não se sentia confiante sobre o que estava fazendo e o que deveria esperar.
E eu entendi exatamente o que ela quis dizer com isso.
Ninguém me disse como seria e o que era a maternidade. Muitas faziam parecer que seria tão “natural” e que tudo iria de alguma forma “dar certo” quando o bebê nascesse. E havia alguma verdade nisso.
Mas houve tantos outros momentos em que me senti incrivelmente sem noção e perguntei a mim mesma se estava fazendo alguma coisa certa.
Então, sei que têm muitas coisas sobre a maternidade que você precisa experimentar por si mesma, mas aqui estão algumas coisas que eu gostaria que alguém tivesse me falado.
1. Você com certeza irá cometer alguns erros.
Talvez até mais do que alguns. E tudo bem.
O perfeccionismo é altamente superestimado. Principalmente na maternidade.
Então, sim, coloquei nosso filho primogênito no balanço do bebê de um jeito completamente errado e ele caiu….No chão….
Ele se recuperou depois de apenas alguns minutos, mas eu acordei ( e meu pobre marido) chorando com a memória no meio da noite. Em mais de uma noite.
Queria saber o que Deus estava pensando quando confiou a mim um bebê real e vivo.
Mas você ficará feliz em saber que nosso filho está agora com 21 anos, parece estar bem e eu quase me recuperei da experiência.
Portanto, você deve logo se reconciliar com o fato que cometerá erros, assim como todas as outras mães. E você vai ficar bem.
Há um belo lugar para a graça na maternidade.
2.Você nunca saberá tudo o que acha que deveria saber.
Você pode estudar e aprender. Você pode ler artigos, livros, fazer perguntas e observar. Mas muitas vezes você simplesmente coçará a cabeça sem noção nenhuma do que deveria fazer.
Você se encontrará de joelhos e clamando a Deus – pedindo mais sabedoria, mais força ou mais paciência. E provavelmente todas as três.
Não é porque você não é uma boa mãe ou porque está fazendo algo “errado”. Mas porque ser mãe é realmente muito importante e ninguém nunca criou seu filho antes.
É só você. Pela primeira vez. Então, como você poderia saber tudo o que há para saber?
Há graça para você.
3. Ser mãe revelará coisas sobre você mesma como nada mais.
Eu não sabia que tinha dificuldade em controlar minha ira. . . até eu ter filhos. Eu pensei que era uma das pessoas mais pacientes que você já conheceu. Mas daí eu tive filhos…Destruiu esse mito.
Descobri que eu era capaz de ficar brava. Bem brava. Frustrada ao ponto de gritar. E percebi que tinha uma área na qual precisava trabalhar.
Foi humilhante. Mas bom para mim também, se você entende o que quero dizer.
Portanto, a maternidade vai fazer você crescer – se você permitir.
Graça e crescimento. Não é emocionante?
4. A maternidade será mais difícil do que você pode imaginar.
A maternidade dura o dia todo. Todo dia. E durante a noite também. Dia após dia e ano após ano.
Exige tudo que você tem – e às vezes mais do que você pensa que tem.
Então, se você se sente esticada até o seu limite… provavelmente você está fazendo o certo.
A graça de Deus é suficiente para você. (2 Cor. 12: 9)
5. Mas mais maravilhoso do que você jamais imaginou ser possível.
Cada dia é novo e diferente. Sempre há algo novo para explorar e algo interessante para aprender nesta fase e naquela temporada.
Não dá pra dormir no ponto! Há sempre algo para pensar, conversar e questionar.
Algumas pessoas reclamam dessa realidade, mas você não. Você vai amar isso e vai curtir cada momento. Agradeça a Deus por todas as possibilidades.
Pés minúsculos e os barulhinhos de bebê. Risos, histórias e poças de lama. Todos eles serão lindos para você. Conversas à noite e orações sinceras. Algumas lágrimas.
A soma de tudo isso será tão maravilhosa que você dificilmente conseguirá aguentar!
A graça amorosa derramada sobre você.
6. A maternidade não fica mais fácil.
Ninguém quer admitir isso. Querem fazer você se sentir melhor, dizendo que tudo vai melhorar em breve. Mas só um verdadeiro amigo lhe dirá isso: não fica mais fácil. Só fica diferente.
Agora, eu não digo isso para você se desesperar. Porque eu espero, espero mesmo, que você – em algum ponto – possa dormir mais. (Até que se tornem adolescentes, é claro, e então… bom, só Deus sabe!)
Mas fala sério – é o fácil o que estamos procurando? Certamente não.
É amor e relacionamento – não facilidade e conforto – que enchem nossos corações.
Graça sobre graça.
7. Você nunca mais será a mesma.
Porque agora você é mãe. E essa pequena pessoa que você segura? Ela vai querer olhar para você e estar perto de você. Estará ansiosa para que você a entenda e para crer que você sempre estará lá.
Para rir, chorar e orar. Não apenas agora como um bebê, mas pelo resto de suas vidas juntas.
Mas nem tente absorver tudo isso. Basta viver o hoje. Porque hoje é um presente. Assim como essa criança doce que você está segurando.
Bênçãos para você e seu novo bebê, minha amiga. Você vai adorar ser mãe!
Graça e paz para você,
Texto retirado e traduzido por Sonya Gale, do site https://club31women.com/ com permissão da autora, Lisa Jacobs.
Comentário Especial:
Mamães queridas! Li este artigo há pouco tempo e achei tão bom que quis compartilhar com vocês. Sei que o foco é mães de primeira viagem, mas com certeza sentimos muitas destas coisas que a autora descreve durante toda a jornada de criação de filhos. A autora tem 8 filhos – então acho que ela tem muito para compartilhar conosco! Que seja uma bênção e um encorajamento! – Sonya Gale
Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
2 Coríntios 12.9